top of page

SOBRE NÓS

CEPId

O Grupo de Pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica está vinculado aos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, e em Educação: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), respectivamente, nas linhas de pesquisa Processos Psicossociais na Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas; e abriga estudos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, todos investigando contextos educativos, da perspectiva da Formação de Professores e Movimentos Identitários de Professores, os quais têm oferecido os aportes teórico-metodológicos às investigações do grupo. 


Nos últimos anos, temos realizado um conjunto de pesquisas, sistematicamente apresentadas em eventos científicos, nacionais e internacionais, da área da Educação e Psicologia. Entre 2012 e 2015, o grupo estudou "As condições de trabalho do professor como produtoras e mantenedoras de práticas e representações sobre a docência, no processo de profissionalização docente". Figuraram como foco de estudo: "Movimentos Identitários de professores em serviço" (2011-2012); "O coordenador pedagógico e a formação continuada: intenções, tensões e contradições" (2010 - 2011); "Movimentos Identitários de professores em formação" (2008 - 2011); "Movimentos identitários de professores: representações do trabalho docente" (2006-2011). No triênio, 2017-2020, o grupo desenvolve a pesquisa "Desafios da escola na atualidade: qual a escola para o século XXI?", visando a realizar um conjunto de pesquisas empíricas sobre as concepções da escola na contemporaneidade, no estado de São Paulo.

Nossos Pesquisadores

Alcielle dos Santos

Doutoranda no Programa Psicologia da Educação da PUC/SP. Mestre em Educação, programa Formação de Formadores. Pós-graduada em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional pela Universidade Católica de Brasília. Licenciada em Pedagogia também possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Santos e em Administração de Empresas pela Fundação Lusiada.

Alexandra Garrote Angiolin Luz

Doutoranda em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP, Pedagoga e Especialista em Educação Infantil pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e Licenciada e Bacharelada em Matemática pelo Centro Universitário FIEO.

Camila Lima Miranda

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Licenciatura (2006) e Bacharelado (2007) em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André.

Camila Olivieri Igari

Pós-doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação, atua em: formação de professores do ensino superior em Administração, aprendizagem experiencial docente, aprendizagem de adultos e pesquisa em Educação.

Cibele Santiago Pires

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Daisy de Brito Rezende

Doutora e Mestre em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1994), Licenciada (1977) e Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (1978).

Danielle Girotti Callas

Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação na PUC/SP. Mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998).

Edilene Aveledo

Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação

Elvira Maria Godinho Aranha

Pós-Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação na PUC/SP. Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC-SP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo. Formada em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae.

Fernanda Merino Carvalho

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Flavio Dalera de Carli

Doutorando em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS. Licenciado em História pela Universidade de São Paulo - USP. Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos - UNG. Cursou Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Gabriel Veiga Catellani

Doutor e Mestre em Educação - Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.Possui graduação em Direito - FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas (1982) e graduação em Teatro - EAD-USP - Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (1989). Especializou-se em Comunicação na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.

Gabriela Argolo

Mestra em Educação: Psicologia da Educação

Helena Maria Medeiros Lima

Pós-Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação na PUC/SP. Doutora em Saúde Pública e Bióloga pela USP, Mestre em Psicologia Social e Psicóloga pela PUC/SP. Aperfeiçoamento em Neuropsicologia pelo Instituto Neurológico de São Paulo (INESP) e Especialização em Psicanálise pelo Centro Latino Americano de Saúde Integral (CLASI) e Psicopedagogia Clínica pelo Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires (EPsiBA).

Juliana Patrícia de Lima Teixeira

Mestranda Profissional na PUC-SP em Educação - Formação de Formadores. Possui graduação em Letras e Pedagogia e especialização em Psicopedagogia.

Kaori G. Akatsu Caetano da Silva

Doutoranda em Educação (Psicologia da Educação) e Mestre em Educação (Formação de Formadores) (2015) pela PUC-SP. Possui Bacharel em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2005).

Kelly Szabo Cressoni

Doutoranda em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação - Currículo na PUC/SP. Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia pela UMESP e em Tecnologias e Educação a Distância pela UNICID.

Larissa Esteves Bertaglia

Mestranda em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela PUC-SP (2016).

Laura Natália Coelho Esposito

Mestranda em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela PUC-SP (2016).

Lilian Aparecida Cruz Dugnani

Pós-Doutora (2016) e Mestre (2011) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduada em Psicologia pela Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2000).

Luciana Andréa Afonso Sigalla

Doutora (2018) e Mestre (2012) em Educação: Psicologia da Educação, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Psicopedagogia (2002) e em Educação Social (2010). Possui licenciatura plena em Letras (1992).

Luciane Helena Mendes de Miranda

Doutoranda em Educação - Psicologia da Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pelo Programa de Psicologia da Educação (2015). Possui graduação em Psicologia (1996), especialização em Psicopedagogia (1999), ambas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Concluiu a especialização em Psicoterapia Breve (2004) pelo Instituto Sedes Sapientiae.

Luzia Angelina Marino Orsolon

Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2000). Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975).

Magali Aparecida Silvestre

Doutora (2008) e Mestre (1997) em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Pedagoga pela PUC-SP.

Marili Moreira da Silva Vieira

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), com habilitação em Orientação Educacional, e Administração Escolar (1996).

Marlice Ivama

Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação

Marly das Neves Benachio

Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, licenciatura e bacharelado em letras e graduação em Pedagogia.

Maysa do Carmo Santos

Mestranda em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Faculdades Atibaia e FAATNET (2017).

Patrick Vieira Ferreira

Doutorando em Psicologia da Educação pela PUC-SP (2017), Mestre em Educação pela UMESP (2016), possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Educação do Nordeste (2008) e graduação em Teologia - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (2008), Especializado em Gestão Educacional e Capelania Escolar.

Peterson Beraldo de Andrade

Doutorando em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucaí (2017). Especialista em Ensino de Filosofia (2017), em Ensino de Sociologia (2016), em Psicologia e Espiritualidade (2015) e em Gestão Escolar (2014). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009).

Rafael Conde Barbosa

Doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012 - 2016), Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), e Graduado em Pedagogia pela Faculdade Diadema (2008).

Rodnei Pereira

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP e licenciado em Pedagogia, Letras e Filosofia.

Selma Oliveira Alfonsi

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela mesma universidade. Especialista em Docência do Ensino Superior pela PUC-SP. Graduada em Letras-Tradutor e Intérprete pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas e especialista em Língua Inglesa pela mesma instituição.

Vera_Pacco.png

Vera Maria Nigro de Souza Placco

Coordenadora | veraplacco7@gmail.com

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e pós doutorado em Psicologia Social na École Des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) - França.

Trevisan.jpg

Vera Lucia Trevisan de Souza

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi Coordenadora do Programa de 2010 a 2017. Possui graduação em Psicologia (1985), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Team
Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.

bottom of page