top of page

PROJETO DE PESQUISA

002.png
Resumo e objetivos

Este projeto de pesquisa, a ser realizado no triênio 2017/2020, vincula-se ao Grupo de Pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId) – dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e em Educação: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), respectivamente, nas linhas de pesquisa Processos Psicossociais na Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas.

 

As pesquisas do grupo agregam estudos e projetos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica, relacionados à Formação de Professores e Movimentos Identitários de Professores, que têm oferecido os aportes teórico-metodológicos às investigações desenvolvidas.

 

Nessa direção, o projeto visa a realizar um conjunto de pesquisas empíricas sobre as concepções da escola na contemporaneidade, no Estado de São Paulo, entre alunos, professores, diretores e coordenadores de escolas, dirigentes de ensino e de outras instituições ligadas à Educação. Nesse sentido, busca-se a compreensão de quem são os profissionais dessa área, os movimentos constituintes de suas identidades e suas formações, como atuam e influenciam na aprendizagem, que se estabelece na relação entre profissionais, alunos e conhecimento. 

O objetivo principal deste projeto é realizar um conjunto de pesquisas empíricas sobre as concepções de escola para a contemporaneidade, seus objetivos e finalidades, no Estado de São Paulo, entre alunos, professores, diretores e coordenadores de escolas, dirigentes de ensino e de outras instituições ligadas à área de Educação. 

Para tal, elegemos os seguintes objetivos específicos e metas: 

  • Proceder a uma análise documental: estudos científicos/publicações científicas, políticas de Estado, diretrizes e referências publicadas nos meios de comunicação de massa, que retratem historicamente o conceito de escola, suas finalidades educativas, seus objetivos e atributos. 

  • Caracterizar o contexto socioeducacional do Estado de São Paulo, situando-o no cenário nacional, a partir da LDB nº 9.394/96 e do PNE 2014-2024. 

  • Propor a realização de pesquisas empíricas para identificar as concepções, objetivos e finalidades de escola. 

  • Identificar e analisar:

    • problemas e desafios aos quais a escola da contemporaneidade está confrontada, segundo os sujeitos considerados; 

    • indicadores sugeridos pelos atores para enfrentamento e superação dos desafios da escola; 

    • relações que os sujeitos estabelecem entre problemas, desafios e perspectivas de superação com suas experiências formativas. 

  • Divulgar os resultados das pesquisas por meio de: publicações em livros e periódicos qualificados; participação em eventos científicos nacionais e internacionais; difusão em veículos de comunicação, redes sociais e meios eletrônicos. 

  • Buscar parcerias acadêmicas para a realização da pesquisa em estados de diferentes regiões do Brasil e países da América Latina, de modo a ampliar o escopo das análises. 

Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.

bottom of page