top of page

PUBLICAÇÕES

Série
CEPId - Desafios da Escola

Vera M. N. S. Placco e Vera L. T. Souza

(organização)

01.1.png
02.1.png
03.1.png
04.1.png
05.1.png

Para que serve a escola?

Essa é a pergunta que desejamos discutir. Apresentamos os conceitos das Finalidades Educativas Escolares que emergiram de nossa pesquisa, tanto bibliográfica quanto com os profissionais da rede, e refletimos a respeito da importância de termos clareza da resposta a essa pergunta para nortearmos nossas propostas, decisões e atitudes dentro do processo educacional, enquanto profissionais da educação. Dessa forma, buscamos estimular os educadores a ampliar a reflexão sobre as finalidades da escola e a levar esse debate tão essencial para dentro da escola. 

01.png
02.png
02.png

Quais os caminhos para a formação docente?

Destina-se à equipe gestora e propõe um diálogo com o diretor, vice-diretor e professor coordenador pedagógico, tendo como ponto de partida o engajamento de todos nos processos formativos. Considerando teóricos renomados, os resultados da pesquisa e nossas experiências, organizamos o texto a partir de questões, das quais deriva um tópico desenvolvido por meio de sugestões e indicações de aprofundamento: De que lugar falamos? Formação continuada em serviço; Qual o papel da gestão na formação continuada dos professores? Parceria e articulação nos processos formativos, quais caminhos seguir? Possibilidades e estratégias formativas, quais são os pontos de atenção e ideias fundamentais?

Vamos conversar sobre as condições de trabalho docente?

Neste livreto, chamamos a atenção para os desafios e as possibilidades das atuais condições de trabalho docente, considerando o contexto pós-pandemia. Inicialmente, apresentamos uma conceituação de condições materiais e imateriais de trabalho e discutimos como elas podem impactar o dia a dia da escola. Além disso, evidenciamos que as questões emocionais e o clima institucional também precisam ser considerados como aspectos importantes que impactam diretamente as condições de trabalho docente. Por fim, sugerimos algumas ações que podem contribuir com o desenvolvimento das atividades cotidianas na escola.

03.png
02.png
04.png

Vulnerabilidades: o que são e como lidar?

Na escola da atualidade, as questões relacionadas às vulnerabilidades vivenciadas no ambiente escolar influenciam no desenvolvimento integral dos jovens alunos e necessitam de intervenção. Os conflitos provocados por situações que ressaltam as reais condições de muitos estudantes, em suas rotinas, revelam a diversidade social e econômica dos jovens estudantes das escolas públicas paulistas. É preciso considerar que muitos profissionais da educação atendem a uma pluralidade de situações e dificuldades que são distanciadas de sua formação. Nessa perspectiva, temos como objetivo refletir sobre temas relacionados às vulnerabilidades no ambiente escolar, como: questões emocionais, depressão, ideação suicida, gênero e automutilação. 

Como as tecnologias digitais facilitam o trabalho escolar?

Com base nessa pergunta, nos propomos a apresentar pistas sobre como a tecnologia digital – computador, celular, aplicativos, internet e programas –, pode ser utilizada por docentes e equipe gestora, para o desenvolvimento dos processos de formação e comunicação, entre os profissionais da escola e a comunidade escolar. Esse material permitirá aos envolvidos no processo educacional a seleção do recurso tecnológico digital, mas o fará indicando que essa escolha dependerá da finalidade educativa da atividade proposta. O uso da tecnologia deve ser incluído no processo formativo, seja nos momentos para formar a si, aos profissionais da escola e aos estudantes, seja à comunidade. O objetivo é contribuir com a discussão nas escolas e poder auxiliar os educadores, nesse processo.

05.png
bottom of page