como constituinte da identidade do professor do ensino superior
Por Gabriel Veiga Catellani
Esta pesquisa surgiu a partir do estudo e da investigação ligados à problemática real apresentada por nossos alunos que são professores ou aspirantes à docência no ensino superior e que veem na didática, na comunicação e nas técnicas comunicacionais, advindas do teatro, ferramentas para a solução de parte das necessidades prementes que a docência impõe atualmente.
O nosso estudo pretende investigar a importância atribuída às técnicas de comunicação; ao conceito de lecionar; ao que significa ser professor e o quanto as técnicas de comunicação aprendidas no curso de didática para o ensino superior ministrado pelo Projeto Mestre, podem melhorar ou ampliar este conceito.
Para tanto foram realizadas entrevistas individuais e presenciais com seis estudantes de pós-graduação, da matéria "didática para o ensino superior" e que têm interesse em lecionar. A partir das respostas foi feita uma análise qualitativa, com a elaboração de categorias e seleção das respostas, relacionando-as, com as teorias apresentadas.
O quadro teórico que dá suporte e fundamenta este estudo parte da intersecção entre a importância atribuída à formação identitária do professor (Dubar, 2005), que leva em consideração os aspectos cognitivos, afetivos e expressivos do mesmo, e as dimensões humano-interacionais (Placco, 2006). Assim, a hipótese que fundamenta esta pesquisa é a de que os estudantes de pós-graduação lato sensu, interessados em lecionar no ensino superior, quando têm acesso à formação didática e comunicacional, bem como às técnicas de comunicação em sala de aula, passam a dar uma importância substancial à formação didático-pedagógica, com ênfase na comunicação, e percebem a importância dessas ferramentas estratégicas, para uma melhor realização docente
Clique aqui para ter acesso ao PDF.
Comments